São Caetano do Sul
São Caetano do Sul, ou simplesmente São Caetano, é um município brasileiro do estado de São Paulo, na mesorregião Metropolitana de São Paulo e microrregião de São Paulo. A população aferida em 2009 foi de 152.093 habitantes[2] e a área total da cidade é de 15,3 km², o que resulta numa densidade demográfica de 9.430,8 hab/km². Situa-se a uma altitude de 744 metros.

É a cidade com o melhor IDH  (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil (PNUD/2000), e também com o 37º maior PIB (Produto Interno Bruto), à frente de capitais como Natal, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, entre outras. É intensamente conurbada com São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo, fazendo com que se percam os limites físicos entre as cidades.

As informações abaixo podem ser obtidas no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br

Educação
Secretaria Municipal de Educação (Seeduc).

A cidade de São Caetano do Sul é referência nacional no ensino público de qualidade, com índices de escolaridade comparáveis a de países de Primeiro Mundo — em 2007, a cidade recebeu o Selo de Município Livre do Analfabetismo, honraria conferida pelo Ministério da Educação a apenas três cidades no Estado de São Paulo. Em 2009, a Fundação Seade apontou mais uma vez São Caetano como cidade líder em escolaridade entre os municípios paulistas.

A tarefa de manter em funcionamento a ampla rede de escolas de ensino regular e educação alternativa sancaetanense cabe à Secretaria Municipal da Educação (Seeduc) da Prefeitura, que mantém ainda parcerias com o governo do Estado de São Paulo para levar às escolas estaduais localizadas na cidade a mesma qualidade oferecida nas instituições municipais.

O trabalho da Secretaria Municipal da Educação (Seeduc) também inclui o aperfeiçoamento contínuo dos professores e funcionários, com a valorização do profissional da área. Desta forma, a Prefeitura obtém seu objetivo de sempre oferecer aos alunos sancaetanenses as melhores e mais modernas práticas educacionais, permitindo assim que os estudantes da rede pública continuem tendo acesso a uma educação de qualidade reconhecida em todo o país.

EMIs e EMEIs
 A preocupação com o ensino se reflete nas instituições destinadas às crianças de quatro meses a 5 anos e 11 meses.

Escolas Municipais: Aproximadamente 13.000 alunos estudam nas 17 escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio de São Caetano.

Escolas Estaduais: A Prefeitura contribui para a manutenção e modernização das escolas estaduais da cidade.

Dados Educação: A educação pública de São Caetano é referência de qualidade em todo o Brasil.

Programa Graduar: O Programa Municipal de Acesso ao Ensino Superior atende em 2008 cerca de 4 mil estudantes de São Caetano.

Centro Digital: Novo espaço tecnológico da Educação de São Caetano do Sul.

Contatos: e-mail: educacao@saocaetanodosul.sp.gov.br
Rua Alegre, 497, Bairro Barcelona
São Caetano do Sul
Tel.: 4232-7199/4231-1821


Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesaud) da Prefeitura de São Caetano do Sul tem em sua ampla rede 18 unidades de atendimentos básicos, especiais e hospitalares. Para otimizar o funcionamento, a pasta conta com diversas subdivisões e mantém vários programas especiais, como o Programa Saúde da Família, a estrutura de atendimento nas UBSs e unidades específicas, além de ser responsável pelo Complexo Hospitalar Municipal (Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido e Hospital Maria Braido) e Hospital Municipal de Emergência Albert Sabin.

Contato: Rua São Paulo, 1840, 4.º andar - Bairro Santa Paula
CEP: 09541-100 - São Caetano do Sul
Tel.: 4228-8000


Meio Ambiente
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O plantio de novas espécies de árvores, a formulação de projetos paisagísticos para diversos pontos da cidade e a concepção de programas como o de Coleta Seletiva de Lixo traduzem a preocupação da Prefeitura de São Caetano do Sul com a questão ambiental do município.

E, para gerir as propostas ambientais da cidade, a Administração decidiu criar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura. Essa pasta municipal, por sua vez, trabalha para formular políticas ambientais condizentes com as necessidades e anseios da população do município. Tem sua sede localizada no Parque Botânico e Escola de Ecologia Jânio da Silva Quadros à Rua da Paz, 10, Bairro Mauá.

Contato: e-mail: meioambiente@saocaetanodosul.sp.gov.br
Rua da Paz, 10 - Bairro Mauá
CEP: 09580-750 - São Caetano do Sul
Tel.: 4232-5851

Parques Municipais
Parque Botânico e Escola Municipal de Ecologia Jânio da Silva Quadros

Com uma área de 23 mil metros quadrados, é um ótimo parque para passeios. Possui quiosques, lago com carpas, gruta, fonte e árvores frutíferas. Abriga também a Escola de Ecologia Presidente Jânio da Silva Quadros, uma referência em educação ambiental para os estudantes da cidade e região. A escola possui laboratórios, estufas, canteiros de mudas, recintos com animais e a sala Ciências da Terra.

Rua da Paz, 10 – Bairro Mauá – Tel.: 4238-3027
09580-750 – São Caetano do Sul
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas


Espaço Verde Chico Mendes
Possui playground, pista de cooper, campo de areia para futebol, quiosques, lanchonete, lago, pomar, mesas para jogos de dama e quadras de futebol e basquete. O parque está em uma área de 140 mil metros quadrados.

Avenida Fernando Simonsen, 566 – Bairro Cerâmica – Tel.: 4232-5165
09540-230 – São Caetano do Sul
Funcionamento: Todos os dias, das 6 às 21 horas


Parque Catarina Scarparo D’Agostini
Com cerca de 11 mil metros quadrados, o parque Catarina Scarparo D’Agostini, antigo aeromodelismo, é ligado ao Chico Mendes por um túnel. Possui minipista de cooper, espelho d’água com palco para espetáculos, camarins, banheiros, vestiários, ponte pênsil, estacionamento para bicicleta, refletores de última geração e guarita.

Rua Ângelo Aparecido Radim, 90 – Bairro São José – Tel.: 4231-1062
09570-420 – São Caetano do Sul
Funcionamento: Todos os dias, das 6 às 21 horas


Parque Santa Maria
O Parque Santa Maria tem pista de cooper (com barras para ginástica), lago, lanchonete, anfiteatro a céu aberto (com palco e camarim), playground, pequenas ilhas com fonte, três quadras poliesportivas, sendo uma coberta, área para guardar bicicletas, telefones públicos, sanitários com duchas, enfermaria e sala para médicos. Localizado em uma área de 9.765 metros quadrados, o Parque Santa Maria teve um papel importante na reurbanização do local.

Rua General Humberto de Alencar Castelo Branco, 501 – Bairro Santa Maria – Tel.: 4220-0239
09560-380 – São Caetano do Sul
Funcionamento: Todos os dias, das 6 às 20 horas


Cidade das Crianças

Dedicado especialmente às crianças, o parque tem uma área de 15 mil metros quadrados. Além de uma variedade de brinquedos, a Cidade das Crianças possui um lago, quiosques, lanchonete e jardim com plantas aromáticas.

Alameda Conde de Porto Alegre, 840 – Bairro Santa Maria
09461-000 – São Caetano do Sul
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas


Parque Municipal São José (Bosque do Povo)
Tem cerca de 27 mil metros quadrados e abriga a EMEI Irineu da Silva.








VOLTAR TOPO






veja + notícias